Como escrever rápido e produzir muito!

 E se você pudesse escrever cinco mil palavras por dia? 

Uau! Isso é uma propaganda sensacionalista? Vai terminar numa proposta de curso on-line ou e-book etc? Bem... Não! (E nada contra quem faz isso,  tá?)

Mas não é sobre isso. Antes,  é um jogo simples que quero propor a você. Basicamente se trata de conseguir uma produção textual diária excelente e sem curso ou milagre. 

Vamos lá! Você já reparou que falamos mais rápido que escrevemos? Sabe quantas palavras você diz em dez minutos? Bom, eu também não costumo contar... mas o meu editor de texto sim!

Exatamente! Falar em vez de escrever! Sabe aqueles apps de conversão de voz para texto? Sim, aqueles que a gente baixa sem nenhum custo. 

Pois é o seguinte,  experimente narrar o capítulo de um livro pra ele e veja quanta coisa sai em questão de minutos. Depois é só editar,  corrigir,  completar qualquer coisa. Mas o principal já estará resolvido,  o volume de texto já foi despejado e,  acredite, isso vai te estimular a avançar na história. Inclusive por que é tão simples esse método que você pode se dar o luxo de repetir todo o capítulo se quiser. É a lei do esforço mínimo fazendo economizar o tempo e a energia que pode ser usada em outras atividades como resumos dos próximos capítulos ou mesmo outros projetos. 

Sem o desafio da página em branco, fica mais simples e prático desenvolver um planejamento de narrativa, sem o desgaste de horas digitando. Fanfic atrasada nunca mais! 

Ah, e vale pra outros tipos de trabalho também. Obviamente pra todo processo de escrita. 

Conta tudo pro seu celular que o app se encarrega do resto. Dica importante: Procure um lugar reservado na hora de narrar,  você vai precisar de silêncio. Além de que também não é legal criar uma história com um monte de gente em volta, né? Privacidade nunca é demais! 

Teste: Resuma sua história em três itens: Início,  meio e final. E então fale! Observe quanta ideia vai brotar do seu cérebro enquanto faz isso... Não se cobre e nem censure nada, apenas deixe  as coisas correrem soltas mesmo que soe bobo no começo. Apenas 200 palavras pra cada item, não precisa mais do que isso. Mas se passar não tem problema,  afinal o objetivo aqui é liberar e treinar a extraordinária capacidade de produção que existe em você e que pode estar atravancada por um problema fácil de resolver. Tempo bem gasto é o que a gente dedica à imaginação,  fonte inesgotável de narrativas. 

Faça o seu trabalho e até a próxima!


Comentários